Home / Blog / Contabilidade online vale a pena? É confiável?

Contabilidade online vale a pena? É confiável?

Afinal, contabilidade online vale a pena? Como saber se é confiável? Conheça 6 vantagens em relação ao modelo convencional e saiba mais.

Contabilidade online vale a pena? Conheça diferenças e 6 vantagens em relação à contabilidade tradicional

Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse texto? Clique no play e ouça a matéria:


Seguindo tendências e inovações tecnológicas proporcionadas pela transformação digital, o setor contábil é mais um que se modernizou diante da era digital. Mas, ainda que venha crescendo consideravelmente, muitos se perguntam se contabilidade online vale a pena ou não.

Como todo empresário bem sabe, a contabilidade e as obrigações fiscais são parte essencial da gestão do negócio para assegurar sua saúde financeira.

Por isso, antes de contratar esse serviço seguindo o novo modelo, você precisa esclarecer todas as dúvidas para se certificar que a contabilidade online é confiável, segura e adequada para atender à sua empresa.

Fique bem informado: MEI precisa de contabilidade?

Contabilidade tradicional X Contabilidade online

Para descobrir se contabilidade online vale a pena, é preciso analisar as principais características em relação à contabilidade tradicional.

Primeiramente, entenda que há inúmeras empresas e consultorias que já migraram seus escritórios para o ambiente virtual. O movimento segue uma tendência baseada na evolução de mercado e pela busca da prestação de serviços mais práticos e ágeis.

Assim como tem acontecido em outros setores, o modo de se fazer contabilidade também mudou – e se modernizou.

Basicamente, a contabilidade online é realizada exclusivamente através de uma plataforma digital, substituindo o espaço físico de um escritório.

Diversos profissionais qualificados do setor passam a fazer a gestão contábil de diferentes empresas por meio de processos online. Com acesso remoto via internet, o contador economiza tempo e dinheiro para oferecer seus serviços.

Já a contabilidade considerada tradicional é aquela feita presencialmente, de um profissional que geralmente foi indicado por um conhecido ou familiar e que acompanha as finanças do negócio junto com o dono da empresa.

Quer saber se contabilidade online vale a pena mesmo para o seu negócio? Confira todas as vantagens deste tipo de atendimento e descubra!

Saiba mais: O que é contabilidade online, como funciona e 10 vantagens

6 vantagens da contabilidade online

Contratar uma empresa que trabalha com contabilidade online para fazer a gestão de suas atividades contábeis pode ser vantajoso por inúmeras razões. Separamos abaixo os 6 principais benefícios do modelo.

1. Acesso 24 horas por dia de qualquer lugar

Você não precisará aguardar o horário comercial para receber uma informação relacionada à atividade contábil de sua empresa.

Com o suporte de uma plataforma de contabilidade online, todos os dados ficam armazenados em nuvem e podem ser acessados pelo empresário 24 horas por dia, de qualquer lugar com acesso à rede e de qualquer dispositivo, seja pelo computador, tablet ou mesmo pelo smartphone.

2. Preço mais acessível

O preço de uma contabilidade online costuma ser mais acessível do que a contabilidade tradicional pela economia de tempo e estrutura.

Com processos e atendimentos mais rápidos, esse tipo de empresa consegue conquistar mais clientes e se tornar rentável, mesmo sem precisar aumentar os preços de seus serviços. Você também pode comparar os valores de plataformas diferentes e tentar negociar com o contador online uma proposta que seja boa para ambos.

3. Atendimento ilimitado

O atendimento pode até não ser cara a cara, mas quem disse que isso seria um problema? Existem inúmeras formas de atender o cliente pela internet, como por meio de chats, e-mail, telefone, chatbots ou mesmo pelo WhatsApp.

O importante é construir um relacionamento de confiança com os profissionais que lidam com as obrigações fiscais da sua empresa, mas sabendo que aquele atendimento, pelo meio virtual, será sempre ilimitado. Qualquer dúvida que tiver, a ideia é que seja rapidamente respondida através dos canais digitais, como um chat exclusivo, por exemplo, que provavelmente você já está familiarizado e se conecta todos os dias.

4. Centralização de atividades e processos

Desde a emissão de notas fiscais, até a apuração de impostos, o envio de declarações, organização de calendários e os relatórios de faturamento, a ideia é que todas as atividades relacionadas à contabilidade da empresa estejam centralizadas em uma só plataforma, o que agiliza os processos.

5. Dados e históricos organizados

Chega de perder tempo buscando documentos em meio à papelada!

Além do acesso em tempo real de dados da contabilidade, esse tipo de gestão online permite que todas as informações sobre a empresa, documentos e dados financeiros fiquem armazenados e de forma organizada. Se precisar consultar alguma informação mais antiga, facilmente encontrará no histórico criado pelo sistema online.

6. Automatização aliada à estratégia

A automatização é mais um motivo que faz notar por que a contabilidade online vale a pena. Dependendo do sistema, a plataforma pode analisar dados automaticamente, destacando informações financeiras e números ideais para a empresa.

Quais valores deveriam ser faturados nos próximos meses?

Quais gastos podem ser cortados?

Existe espaço para investimento?

A automatização reúne os dados financeiros e contábeis e, no fim das contas, torna-se grande aliada para as análises e estratégias do contador e empresário.

Contabilidade online é confiável?

Por fim, você pode ainda estar se perguntando: contabilidade online é confiável? Afinal, posso confiar entregar informações tão valiosas por meio de um contato virtual?

Como ele mexerá basicamente com o dinheiro da empresa, é compreensível que o empreendedor tenha dúvidas. Mas, na realidade, tudo o que você precisa é ter confiança no profissional que receberá seus dados e fará a consultoria online.

A ideia é que o contador online tenha a mesma qualificação daquele que atende fisicamente. Mesmo que de forma remota, todo o trabalho deve ser feito por profissionais credenciados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

A dica que podemos te dar é buscar várias alternativas para saber também qual contabilidade online vale a pena no seu caso. Ter acesso a feedbacks de consumidores, depoimentos e apresentações completas da plataforma também fará com que você se sinta mais seguro para contratar o serviço.

Em nossa opinião, contabilidade online vale a pena, sim! Mas, e você, está pronto para testar o serviço? Ainda está em dúvida se contabilidade online vale a pena? Então, confira estas dicas do SEBRAE:


Quer entender um pouco mais sobre contabilidade para tocar seu negócio com mais segurança? Então, baixe nosso e-book gratuito: Dicionário de Contabilidade

Equipe Qipu

May/7/2019

Abrir empresa , Contabilidade Qipu , Contabilidade Online Qipu

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web